sexta-feira, 10 de julho de 2009

Os anos passados em Porto Alegre

Compositor foi colaborador de Zero Hora


Zé Rodrix morou em Porto Alegre – tocando, ensinando música e inclusive escrevendo para Zero Hora. Foi em 1969, quando ele e um grupo de amigos formaram o Grupo Revolucionário de Arte Livre (Gral) e também a banda de rock Primeira Manifestação da Peste.

Em entrevistas, Rodrix disse que, na época, veio “ser hippie no Rio Grande do Sul”. O músico Mutuca, que fez amizade com a turma, lembra:– Ele e a turma dele trabalharam no Rio até final dos anos 1960. Com a repressão, muita gente foi para a Europa. Eles vieram para cá.

Rodrix, com a Primeira Manifestação da Peste, participou do 2º Festival Universitário da MPB, realizado na Faculdade de Arquitetura da UFRGS em julho de 1969, defendendo a canção Copacabana me Engana. Na final, Rodrix tocou teclados com a banda de Mutuca, o Succo, da qual viria a se tornar integrante em seguida.

– Eu tive que sair da banda logo depois, e ele acabou entrando.

Eles fizeram um espetáculo multimídia no Teatro Leopoldina, tinha música, texto e projeções, bem no espírito da época – conta Mutuca.Rodrix também lecionou música no Educandário Cecília Meireles, na Cidade Baixa, e colaborou como jornalista de Zero Hora, escrevendo crônicas para a edição dominical do jornal, no caderno que viria a dar origem ao Segundo Caderno.

Zero Hora nº 15978 - Dia 23 de maio http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2519384.xml&template=3898.dwt&edition=12378§ion=999

Nenhum comentário:

Postar um comentário